Somar horas e minutos no excel

Somar horas e minutos no excel é uma questão muito discutida em foruns de excel, enquanto os calculos não ultrapassam as 24 horas está tudo bem, ninguém nota que as tais formulas simples e directas, em que se soma ou se subtrai datas e horas, não levam em conta mais do que um dia.

Somar horas e minutos no Excel de maneira fácil.

Só a simples formula de soma não é suficiente com podem ver na imagem abaixo. Salta à vista que a lista de horas ultrapassa largamente as 5 horas, por isso está incorrecta esta forma de obter o total das horas.

Somar horas e minutos no excel- 1

A solução é simples e muito fácil de implementar.

Posicione-se na célula da soma como vê na imagem abaixo, clique com o botão direito do rato e escolha “Formatar Células” ou mais simples ainda, pressione CTRL+1 para ir rapidamente para a formatação de células.

Somar horas e minutos no excel - 2

O formato actual da célula que deve ser hh:mm.

Agora onde diz “Tipo”, edite o formato e modifique para [hh]:mm – ao editar o formato verá logo o resultado onde diz “Exemplo”.

Somar horas e minutos no excel - 2

Faça “Ok” e terá a soma das horas completa

Somar Horas no Excel - 4

Tenha em atenção que o que fez foi atribuir um formato ao valor da célula, o valor desta não mudou, só foi alterado a forma como visualizamos esse valor.

Quer atribuir um valor ao total de horas tendo como base o valor por hora?

Multiplique o valor total de horas por 24 e de seguida multiplique pelo valor por hora.

Veja a imagem abaixo.

Somar Horas no Excel - 5

Esta dica é para o Excel, mas é válida também para quem usa o LibreOffice.

Gostou? Partilhe, não custa nada 🙂Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta