Como obter resultados de PROCV usando outras funções

Como obter resultados de PROCV usando outras funções

Como obter resultados de PROCV usando outras funções similares mas de objectivo diferente. No Excel existe inúmeras funções que nos ajudam a encontrar dados em listas, dando certos parâmetros podemos filtrar e obter só os dados que queremos ou que condizem com os filtros/parâmetros dados.

PROCV

A função PROCV é uma das funções mais utilizadas para se obter um dado numa lista, vamos supor que temos uma lista de fornecedores que queremos saber o valor que comprámos a um determinado fornecedor, a função PROCV é a ideal para achar e recolher esse valor dando como parâmetro o nome do fornecedor.

PROCV: Exemplo simples

=PROCV(valor_proc;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

Procv - Valor por nome

Mas esta função tem uma limitação que impede um uso mais alargado. Por exemplo, a pesquisa é feita na coluna mais à esquerda do intervalo de dados (matriz_tabela) mas só retorna os dados que estiverem à direita dessa coluna e dentro do intervalo de dados. O exemplo acima demonstra essa limitação, a formula usada =PROCV($E3;$B$3:$C$12;2) vai procurar o conteúdo da célula $E3 (Fornecedor 5) no intervalo de células $B$3:$C$12, usa as células B3 à B12 como index, encontrado o valor, retorna o conteúdo da célula da mesma linha e na 2º coluna do intervalo de dados.

Se houver necessidade de obter outros dados, por exemplo saber a ID do “Fornecedor 5”, não poderemos usar a função PROCV porque este dado está à esquerda da coluna a pesquisar pelo nome do fornecedor e também está fora do intervalo de dados. Neste caso teremos que utilizar outras funções para obter essa informação.

Usando as Funções INDICE e CORRESP

Antes de demonstrar como obter o resultado anterior, saiba que valores retornam e usam as funções INDICE e CORRESP.

A função CORRESP pesquisa numa coluna por um valor e retorna a sua posição na lista, por exemplo a formula =CORRESP($E$3;$B$3:$B$12;0) irá retornar o numero 5 porque o “Fornecedor 5” está na 5ª posição da lista.

Função CORRESP

A função INDICE retorna o conteúdo de uma célula dando-lhe a posição dessa célula, esta posição pode ser encontrada através da função CORRESP.

Utilizando as funções INDICE e CORRESP em conjunto poderemos obter os mesmos resultados que a função PROCV, com a diferença que não estamos presos à direcção de onde está o valor a obter.

Na imagem abaixo vamos usar o resultado da função CORRESP em conjunto com a função INDICE para obter o valor de compras e o ID do “Fornecedor 5”.

Função INDICE e CORRESP

Na imagem acima verá que temos mais liberdade para encontrar e obter um valor correspondente usando este conjunto de funções.

Outros exemplos

Vamos supor que queremos saber qual o Fornecedor com o maior e o menor volume de compras.

Para este exemplo teremos de achar o maior e o menor valor na coluna “Valor de Compras”, para isso iremos usar as funções MÁXIMO e MÍNIMO aplicado à coluna “Valor de Compras”.

Com estes resultados em conjunto com a função CORRESP e INDICE conseguiremos determinar qual o fornecedor com o maior e o menor volume de compras.

Veja as formulas na imagem abaixo

Funções Indice - Corresp - Maximo - Minimo

Esta dica já me ajudou bastante a obter dados de listas em que o dado a pesquisar nem sempre estava na 1ª coluna do intervalo de dados.

Gostou? Partilhe, não custa nada 🙂Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta