Fazer um site em 10 minutos

Queres fazer um site ? Tens 10 minutos livres?

Mãos à obra!

Precisas de:

Cenário bom:

  • Alojamento internet
  • Dominio proprio (registar dominio)
  • Uma ideia para o conteudo

Alojamento de internet, recomendo um a pagar, só tens a ganhar com isso. Sugiro-te este, o Hostmonster, se fores por este serviço tens um domínio gratuito para sempre. Pode-te custar cerca de 50 euros por ano já com domínio, mas vale a pena.

Cenário médio:

  • Alojamento gratuito
  • Dominio proprio (registar dominio) ou usar o subdominio do servidor
  • Uma ideia do conteudo

Os alojamentos gratuitos têm algumas limitações que normalmente prejudicam a continuidade do site ou blog.
Estas limitações por vezes não são visíveis para o administrador do site mas sim para o visitante, estas passam por limitação de ligações, tempo de processamento, o que pode originar corte de serviços por alguns minutos, tive alguns casos de horas.

Em  ambos os cenários sugiro  o WordPress como plataforma para o site, apesar de ser vocacionado para blog, também serve para fazer um site.

Escolhi esta plataforma pelo facto de ser extremamente eficaz a nivel de SEO, em média todos os sites que faço nesta plataforma está no Google ao fim de 3 dias, em 7 dias já tem 80% das páginas indexadas.
Normalmente um post é publicado e 5 minutos depois já está indexado no Google. Claro que tudo isto depende da forma como o site está feito.

A instalação do wordpress é automática, basta ires à área de administração do teu alojamento e no cPanel, procurar pelo Software Fantástico ou Simples Scripts e escolher o WordPress.

Terás que responder a algumas perguntas, tal como: nome para o site, endereço de email para o administrador do site entre outras bem simples antes de ser feita a instalação. Esta operação demora 2 a 3 minutos. Finda esta tarefa, irá ser apresentado os dados de login inicial para começares a introduzir o conteúdo do teu site, assenta este dados vais precisar deles logo de seguida.

Dica

Após o primeiro login, a 1ª acção é criares um utilizador com um login diferente de “admin” e com acesso de adminstrador.

Terminas a sessão (logout) e entras com esse novo utilizador. Vai a utilizadores e elimina o utilizador “admin”.
Podes eliminar todos os links, posts e paginas ligados ao “admin” ou atribuí-los para o teu novo utilizador, caso os queiras manter

 

Neste momento o teu site já está ONLINE. Tenho a certeza que nem 10 minutos demorou a reproduzir estes passos.

A Personalização

O WordPress vem originalmente com 2 temas para usar, um pouco básicos, mas ambos funcionais.
Por predefinição está activo o “WordPress Default”. Podes encontar na internet muito temas gratuitos para poderes usar, vê por aqui www.dailyblogtips.com alguns temas.

Agora é uma questão de personalização, existem plugins ou suplementos que ajudam na gestão e divulgação do site, estes plugins, pelos menos aqueles que vou sugerir, são gratuitos.

As versão mais recentes do WordPress tem um instalador automático de plugins, onde podes pesquisar escolher e instalar, mas podes sempre fazer à maneira antiga, fazendo o download plugin para o teu computador e upload para o site.
O WorpPress tem uma estrutura de pastas, para que saibas onde colocar  as coisas.

[site]wp-admin
[site]wp-content <- esta é a importante
[site]wp-includes

É para aqui que deves copiar os temas e plugins

[site]wp-content\themes
[site]wp-content\plugins

Para enviares um novo tema ou plugin para o teu site, utilizas um cliente de ftp. O Filezila é gratuito e serve perfeitamente. Tens de criar um utilizador FTP no cPanel (FTP Accounts), para que possas aceder e copiar os ficheiros.

Fazes download do tema do site para o teu PC, abres o zip e copias os ficheiros via FTP com a sua estrutura original para a respectiva pasta no servidor.

Quer os temas quer o plugins são activados dentro do WordPress em área própria.

Plugins:

Google XML Sitemaps – Importante, senão o mais importante dos plugins, este irá avisar alguns motores de busca, entre eles o google, que o vosso site foi actualizado. Sempre que um novo post for publicado o google recebe um aviso que o faz visitar o vosso site e indexar os novos conteudos. Por experiencia própria tenho posts que ao fim de 5 minutos já estão disponiveis para pesquisa.

StatPress Reloaded – Contador de visitas, informação sobre os teus visitantes só para tua consulta, graficos de visitas e paginas vistas entre outros detalhes.

cFormsII – Um bom gestor de formulários, crias um formulário de contacto, ou outros, em poucos minutos.

WP Security Scan – Plugin de segurança para o wordpress corrige e alerta para algumas vulnerabilidades que possam existir.

All in One SEO Pack – Permite associar descrições, palavras chave a páginas, entre outras coisas, ajudando os motores de busca a identificar os nossos conteudos.

UBD Block Ad Plugin – Permite criar uma zona em que aparece aleatóriamente, imagens 125×125 ou pequenos anuncios de texto. Util para criar  zonas de publicidade.

Existem muitos mais. Sugiro uma visita aqui onde encontras uma lista enorme de plugins e de temas.

Com o wordpress podes até usar o teu site para venderes produtos do eBay, usando este Plugin.

Podes fazer uma simples página com relogios, oculos entre outros artigos, ou mesmo um site com dezenas de páginas com os produtos à venda no eBay, tipo uma loja online. Tens de registar-te no eBay como afiliado para que possas receber a tua comissão sobre as vendas efectuadas através do teu site.

Com este alojamento podes alojar os sites que quiseres, espaço e recursos não te faltará.  Até uma loja online para vender os teus produtos, utilizando o eCommerce, Cube Cart ou Zen Cart, estes scripts podem ser instalados facilmente através do Software Fantastico ou o Simples Scripts, com a mesma facilidade que o o WordPress.

Este post não é um tutorial exaustivo sobre o tema,  apenas identifica de um modo simples a criação de um site usando o WordPress e tendo como serviço de alojamento o Hostmonster.



Bons Sites!!

Deixe um comentário