Criar fórmula de matriz

Criar fórmula de matriz pode simplificar um calculo final envolvendo por exemplo, duas operações, em que a segunda depende do resultado da primeira para dar se obter um resultado final.

As formulas de matriz também conhecidas como “Fórmulas CSE”, porque deverá premir as teclas CTRL+SHIFT+ENTER para as introduzir nas celulas.

No excel é frequente usar o termo matriz, ou seja, uma matriz é uma colecção de itens ou células, no Excel esses itens podem estar numa única linha, (matriz horizontal unidimensional), numa coluna (matriz vertical unidimensional) ou em várias linhas e colunas (matriz bidimensional).

No Excel não é possível criar matrizes ou fórmulas de matriz tridimensionais.

Nota:Sempre que quiser uma formula de matriz deverá premir as teclas CTRL+SHIFT+ENTER para as introduzir nas células

Criar fórmula de matriz – Exemplo 1

Neste exemplo iremos apresentar uma lista de vendas de artigos em que necessitamos de apresentar o total de vendas dessa lista. Normalmente criamos numa coluna um total em cada linha que multiplicaríamos o valor unitário pela quantidade vendida.

Nota:Por enquanto, para facilitar, iremos ignorar a coluna do desconto (Desc %), o calculo irá incidir só entre a coluna C (Qt) e a coluna E (PVP unitário). Irei manter a coluna F só para consulta do cálculos, nenhuma formula de matriz a irá utilizar.

Criar formula de matriz

Usando uma formula de matriz (marcada a cor) poderemos fazer todas as operações da coluna F e obter o total dessa coluna utilizando uma única célula.

Criar formula de matriz - apurar valor total de vendas

Nota:Alternativa neste ponto à formula de matriz é usar a função =SOMARPRODUTO(C3:C12;E3:E12) se estiver disponível.

Criar fórmula de matriz – Exemplo 2

Neste exemplo iremos apresentar a mesma lista de vendas de artigos, iremos usar a coluna descontos e formulas de matriz para evitarmos o uso desnecessário de mais linhas e colunas para efectuar os cálculos das vendas usando descontos e apresentando o total liquido.

Para calcularmos um valor total liquido podemos fazê-lo de um modo simples, rápido e directo por exemplo:

[Total] = [Qt] × [PVp Unitário] × (100%-[Desc %])
Na imagem abaixo tem a formula aplicada às celulas na tabela

Criar formula de matriz -Calculo de Desconto

Após determinar que formula normal necessitamos para calcular cada linha, alargamos esse raciocínio ao resto das linhas da mesma forma que se fez no exemplo 1

Pegando na formula de calculo da linha 3 vamos alargar as zonas de operação para que a formula de matriz possa fazer o seu trabalho.
=C3 * E3 *(100%-D3) fica =SOMA(C3:C12*E3:E12* (100%-D3:D12))

Nota:Sempre que quiser uma formula de matriz deverá premir as teclas CTRL+SHIFT+ENTER para as introduzir nas células

Criar formula de matriz -Calculo de Desconto

Criar fórmula de matriz – Outros exemplos

Como se pode ver, as formulas de matriz ajudam a poupar espaço, podemos ter mais em menos espaço. Nestas próximas formulas irei retirar a coluna F, como já tinha dito, não faz falta e não ajuda em nada o resultado das formulas de matriz, só a mantive para que se pudesse confirmar que o resultado final com as formulas normais ou com as de matriz era o mesmo.

Criar formula de matriz -Calculo

A formula mais complexa retorna o valor liquido de vendas por tamanho do artigo, S, M, L, XL e XXL. Para obter esse valor, usamos a função “LOCALIZAR” com controle de erro, para encontrarmos o tamanho do artigo, caso não encontre o tamanho desejado passa o valor 0 (zero), se encontrar correspondência com o tamanho, executa a operação de calculo do valor liquido da venda. O resto das formulas são variações do que já tínhamos visto nos exemplos anteriores.

Nota:Tenha em atenção que algumas funções poderão não funcionar numa formula de matriz, não se esqueça que sempre que quiser uma formula de matriz deverá premir as teclas CTRL+SHIFT+ENTER para as introduzir nas células

Gostou? Partilhe, não custa nada 🙂Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta