Contar palavras em celula no excel

Contar palavras em celula no Excel não tem forma directa de o fazer, mas através da união de duas funções do excel podemos contar quantas palavras estão numa ou em várias celulas.

Esta formula nasceu de uma necessidade de saber quantas palavras estavam em determinadas celulas, neste caso as palavras eram nomes.

Como sabemos, o que determina o fim de cada palavra é a sua separação, ou seja um espaço, essencial que seja um espaço e não vários espaços, é normal em textos termos virgulas ou pontos, mas estes terão que estar sempre encostados à palavra.

Contar palavras em celula no excel

A contagem de palavras é bem simples de fazer, basta contarmos qual o tamanho total do texto, incluindo os espaços, (contagem A) depois retiramos os espaços e contamos novamente os caracteres, (contagem B) as palavras serão a Contagem A – Contagem B + 1. Simples?

Passando à prática:
Na celula B3 temos um texto que pretendemos saber quantas palavras tem, e vamos colocar o resultado na celula B4

Primeiro vamos contar o numero de caracteres da celula B3

B4 =NÚM.CARACT(B3)

Agora vamos adicionar à formula anterior a contagem de caracteres depois de eliminar todos os espaços do texto da celula B3

B4 =NÚM.CARACT(B3)-NÚM.CARACT(SUBST(B3;" ";""))+1

O resultado será o numero de palavras.

Para o exemplo usei o site http://pt.lipsum.com/ para obter um texto já com a contagem de palavras para facilitar a leitura deste exemplo.

Veja abaixo todos os passos na construção do exemplo

 

Gostou? Partilhe, não custa nada 🙂Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta