Como transferir o seu blog wordpress para outro dominio

Este artigo mostra os passos essenciais para uma mudança do seu blog em wordpress de um dominio para outro, mantendo todos os seus posts, paginas etc, mantendo tudo a funcionar como estava no seu anterior dominio.

Para facilitar a explicação vamos identificar o dominio antigo como “dominio-velho.com” e o novo dominio como “dominio-novo.com”.

Instalar o WordPress no novo dominio.
Antes de qualquer mudança, instale uma versão actualizada do WordPress no alojamento do dominio-novo.com, faça o download directamente do site original.

Instale o seu tema.
Instale um novo tema ou copie o seu anterior para o novo site, utilize um cliente de FTP e faça donwload do seu tema antigo para o seu computador e depois upload para o novo site, os temas estão localizados na pasta “/wp-content/themes/.

Instalar e activar os plugins.
Para facilitar a procura e instalação dos plugins, utilize o seu software de ftp e faça download da pasta dos plugins (/wp-content/plugins) do site antigo para o seu computador e depois transfira tudo para a pasta dos plugins no site novo. Deste modo, assegura que tem todos os plugins colocados e prontos a serem activados.

Transferir todos os seus uploads, imagens e outros.
Utilize o seu software de ftp e faça download da pasta dos “uploads” em “/wp-content/uploads”, do site antigo para o seu computador e transfira depois para o site novo. Tenha em atenção que deve manter sempre a mesma estrutura.

Optimize e reduza o tamanho da sua base de dados.
Instale um plugin no seu site antigo que elimina as revisões dos posts, para diminuir o volume de dados a exportar, veja aqui como.
Quantos menos dados houver para importar mais fácil e mais rápida será.

Exportar o conteudo do seu site.
Inicie sessão no seu site antigo, e através do menu “Ferramentas->Exportar” faça a exportação global. Este ficheiro, no formato Xml, irá incluir todos os seus posts, páginas, comentários, campos personalizados, termos, menus de navegação e artigos personalizados. Faça download o ficheiro de exportação para uma pasta no seu computador.

Importar o conteudo do seu site.
Inicie sessão no seu novo site, e através do menu “Ferramentas->Importar” faça a importação do ficheiro Xml com o conteudo do seu site, o que fez download no passo anterior. Faça o upload do ficheiro escolhendo importar todos os ficheiros, isto pode demorar uns minutos, conforme o volume de dados, aguarde pela conclusão da tarefa.

Configurar e testar o seu novo site.
No menu “Opções > geral” verifique o endereço do site, se é o correcto, verifique se os titulos estão correctos, verifique se a definições dos links permamentes são as mesmas que no site antigo, se não for corrija. Teste o seu site para ver se falta algum ficheiro ou imagem.


Neste ponto só lhe falta informar os motores de pesquisa da nova localização, redirecionar os links indexados e todos os visitantes para as páginas correspondentes no novo site, para que não perca todo o trabalho de divulgação e indexação realizado até agora.

Esta operação faz-se retornando um código 301 sempre que alguém visita um endereço no site antigo. O código de status 301 significa que uma página foi movida permanentemente para um novo local, com a ajuda do ficheiro “.hatccess”, este ficheiro, entre outras funções, permite redireccionar o visitante para a nova localização quase sem que este dê por isso.

Abra um novo ficheiro de texto e coloque lá as linhas abaixo, tenha em atenção que, onde se lê www.novo-dominio.com, deve estar o seu dominio novo.

  1.  
  2.  
  3. Options +SymLinksIfOwnerMatch
  4. RewriteEngine on
  5. RewriteRule (.*) http://www.novo-dominio.com/$1 [R=301,L]
  6.  
  7.  



Grave no seu computador com o nome “htaccess.txt”.
Verifique se tem um ficheiro “.hatccess” na raiz do seu site antigo, caso tenha, mude o nome deste para “.htaccess-old”.
Através do seu software FTP, faça o upload do ficheiro “htaccess.txt” para a raiz do seu site antigo e mude o nome do para “.htaccess” (sem as aspas).

Agora teste digitando o seu dominio antigo na barra de endereço do seu browser e verifique se o redireccionamento é feito ou não, caso surga algum erro analise os passos para ver se não saltou algum.

Se nos redireccionamentos houver erro 404 (páginas não encontradas), verifique se os links permanentes (menu “opções > Ligações permanentes”) tem a mesma estrutura que no site antigo, estes têm de ser iguais.

Está inscrito no Google Webmasters e tem sitemaps registos? Não se esqueça de registar o seu novo site e activar a mudança de endereço do antigo para o novo.

Espero ter sido explicito nos passos, para que qualquer pessoa possa fazer esta tarefa, não incluí a parte da instalação do wordpress, criação de base de dados, porque esta parte já se pode ser feita automáticamente através do cPanel, com o Fantastico script ou o Simples Scripts.

Boa sorte.

Gostou? Partilhe, não custa nada 🙂Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Deixar uma resposta