Como criar um blog gratis

Como criar um blog grátis será o primeiro de alguns posts sobre como criar um blog em plataformas grátis.

Existem diversas plataformas gratuitas para criar um blog. Com diversos templates à sua escolha, o blog fica praticamente pronto na hora. Sugiro que pense um pouco no tipo de conteúdo que vai colocar, e que escolha um template que seja a “cara” do tipo de blog que pretende.

A primeira plataforma que escolhi para este tutorial é a plataforma do sapo, a 1ª que usei e até hoje é a minha preferida.

Apesar de os posts terem um endereço que pouco definem o conteúdo, prejudicando o blog em termos de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma sapo indexa bem, tenho casos de alguns posts aparecerem nas pesquisa do Google 1 a 5 minutos depois de colocados.

Antes de criar um blog no Sapo, é recomendado ter um email do sapo. Este também é muito simples de criar, e como plataforma de email também é muito bom, eu uso e recomendo. Clique na imagem abaixo para criar um email no Sapo. Se já tem um email do Sapo salte este passo.

Depois de criado o email e ter verificado que está a receber e a enviar emails já pode criar o seu blog, clique na imagem abaixo para avançar para a criação.

Coloque o endereço do seu email e a password escolhida para esse email.

Depois de autenticado, irá escolher o endereço do seu blog,  este é o único passo necessário para criar o blog, depois de escolhido o endereço este não pode ser alterado, o único modo é eliminar e escolher outro. Também não pode criar um blog com um endereço que já exista.

Pode testar endereços e depois validar o que lhe agradar mais, basta digitar o nome que pretende na caixa e clicar no ok, sem colocar o código de validação, os números e letras que aparecem na figura.

Se o endereço estiver disponível irá aparecer só a mensagem de erro de não validado com o código mostrado, se não irá aparecer outra mensagem a dizer que o nome está reservado ou que o endereço já existe, aí é escolher outro, veja os exemplos abaixo,

Endereço Reservado

Endereço já existente
Escolha de endereço OK

Depois de validar com o código de verificação, saltará para a parte de escolha do template, aqui é o seu gosto pessoal que manda, escolha  um que lhe agrade tendo em conta o tipo de blog que irá ser.

Para este blog exemplo escolhi o template standard do sapo, gosto de coisas simples, e este template é bem simples o que torna as coisas bem mais fáceis e simples de configurar.

A parte da configuração também é facil. Primeiro deve fazer a configuração do titulo e descrição do blog.

Não descure estes dados,  irão ser muito importantes na identificação do blog, não só para os visitantes mas também nos motores de busca. Repare na imagem abaixo.

Caso tenha um domínio próprio pode usar com os blogs do Sapo, tem de o colocar na configuração (ver imagem acima), para que possa usar o seu domínio em vez do endereço .blogs.sapo.pt.

Por exemplo o endereço do blog podia ser https://www.jjoao.com em vez do endereço http://jjoao.blogs sapo.pt.

A próxima sugestão é para tornar o seu blog mais seguro e protegido dos “indesejáveis”.  Os indesejáveis são aqueles que se aproveitam dos blogs que permitem comentários de todos e sem aprovar primeiro para colocarem todo o tipo de lixo, enchendo um blog de comentários sem qualquer interesse para os seus visitantes.

No menu Gestão do Blog clique em Comentários, as preferências de comentários que prefiro são as que mostro na figura abaixo, permito comentários de todos, mas tenho moderação para todos, ou seja só aparece comentários que eu aprove. Para os anónimos aparece uma caixa anti-spam o que elimina os bots que enviam comentários automáticamente.

A caixa de comentários pode ser normal ou Rich Text Editor, esta última permite que o texto seja formatado entre outras opções. Eu não costumo ligar esta opção.

Já está. Neste momento já pode começar a colocar posts, é só clicar em novo post e …

Apesar de o blog já estar funcional e já aceitar posts, pode querer dar-lhe mais um toque, para uma personalização mais avançada, tal como acrescentar componentes à barra lateral entre outras posições, alterar cores, tipo de letra, entre outras alterações use a Personalização ->Intermédia

Esta parte já requer um conhecimento mais avançado, mas com os devidos cuidados torna-se bastante simples de usar e de alcançar os resultados que pretendemos.

Os componentes servem para inserir html, javascript, flash, entre outros, habitualmente necessários para contadores de visitas, publicidades, pequenas animações, etc.

No nome do Componente deve colocar algo que identifique o componente no seu Blog. Na caixa de texto abaixo do nome deve inserir o código necessário, se for um contador de visitas é o código completo fornecido pelo serviço. Em posições, escolha a posição e na caixa de listagem escolha o componente e no final clique em “Guardar Alterações”.

Exemplo de inserção de código do Sitemeter, um contador de visitas gratuito com mais algumas estatísticas úteis.

Após a inscrição, obtenha o código para colocar num dos componentes.

Este é o código que se deve inserir num dos componentes, escolhi o componente 2 e dei-lhe o nome de “Stats”

A posição escolhi foi a 17, mas podia ser qualquer uma desde que disponível ou por troca de outra.

Pode alternar entre os componentes as posições sem necessidade de gravar, pode gravar só no fim das alterações todas, isto é que não se pode esquecer de fazer sob pena de perder todas as alterações que fez.  Bem no final da lista encontra o botão para guardar as alterações.

As posições além de serem a maioria na barra lateral ou barras, conforme o tema, tem também duas posições no início e outras duas no fim dos posts.

Agora é por em prática, se precisar de alguma ajuda, diga.

Criou o seu blog no sapo e quer divulgar?

Comente este post, diga a sua opinião.

2 ideias sobre “Como criar um blog gratis

  1. Poderá dizer-me se é possível eu gravar um blog antes de o fechar, ou apenas tenho a hipótese de imprimir ?

    Obrigada

Deixe um comentário